Como arrefecer as cidades?

No próprio dia em que escrevemos o artigo sobre o Aquecimento Urbano, saiu um artigo na Nature sobre como as cidades podem combater o calor. O artigo é bastante crítico dalgumas opções actuais, como a dos “telhados verdes”, pois apesar destes contribuírem para arrefecer o topo dos edifícios, nem sempre contribuem para o arrefecimento urbano.

O estudo refere que os “telhados verdes” diminuem algo a temperatura durante o dia, mas aumentam durante a noite. E afectam a precipitação também. O estudo acaba por chamar a atenção para um local que eu já conhecia, mas por outras razões…

Almeria, em Espanha, é o local com provavelmente a maior concentração de estufas no Planeta. Como se pode ver pela imagem baixo do Google Maps, a concentração das estufas produz uma superfície praticamente branca, que reflecte a luz solar. Tal é função de um nível elevado de albedo, que quase faz parecer que o local está coberto de neve. Um estudo determinou mesmo que no cenário de Aquecimento Global que se tem observado nas últimas décadas, em Almeria as temperaturas têm descido!

No artigo da Nature referido, o seu autor Hannah Hoag defende por isso que os telhados brancos, ou um aumento de albedo, poderão ser a melhor solução para o arrefecimento urbano. Por isso, o que menos interessa é expor o alcatrão, mas encontrar ambientes com um nível de albedo superior!

Estufas Almeria

Estufas Almeria

Tags: ,

{ Comments are closed! }