Electricidade vai descer???

Para onde vai, afinal?

Para onde vai, afinal?

Dentro dos próximos dias, como aconteceu no ano anterior, a ERSE vai confirmar a variação dos preços da electricidade para o próximo ano de 2014. A proposta que está em cima da mesa é aquela a que nos referimos neste artigo, e que indica que a descida do consumo é o segundo factor mais importante para que o preço aumente!

O problema desta argumentação da ERSE é que agora sabemos que o consumo tem vindo a aumentar nos últimos meses! A REN confirma isso preto no branco no último relatório mensal de Outubro:

“Em outubro o consumo de energia elétrica manteve a tendência de recuperação dos últimos meses, com um crescimento homólogo de 1.1%, 0.9% corrigindo os efeitos da temperatura e número de dias úteis. O consumo acumulado anual que no final do 1o semestre caía 1.7%, apresenta no final de outubro uma queda de apenas 0.4% ou 0.2% com correção dos efeitos de temperatura e dias úteis.”

Mas se olharmos para os dados mais recentes dos últimos dias, o incremento de consumo é brutal, sabendo-se do frio que grassa! Assim sendo, as próximas estatísticas mensais vão revelar uma recuperação ainda maior do consumo!

Como é fácil de perceber, a pergunta deste artigo é absolutamente retórica! A ERSE provavelmente ainda vai arranjar forma de nos dizer que os preços de 2014 vão subir, porque o consumo está a aumentar… É que para eles, o que interessa é o preço aumentar, mesmo sabendo que já pagamos a electricidade mais cara da Europa! Tudo o resto é apenas areia que nos atiram para os nossos olhos!

Tags:

{ 2 comments to read ... please submit one more! }

{ 2 Pingbacks/Trackbacks }

  1. ERSE engana-nos outra vez! » Poupar Melhor
  1. Desmontando os argumentos da ERSE » Poupar Melhor