Água gasta na lavagem da loiça

Num artigo anterior, observamos quanta energia gasta a nossa máquina de lavar loiça. Verificamos também recentemente quanto água gasta a nossa máquina de lavar roupa. Agora, fizemos a mesma experiência de medir o consumo de água, agora da máquina de lavar loiça.

Para isso utilizamos a mesma técnica de medição do consumo de água cá em casa. O resultado foi um pouco surpreendente, com um consumo de apenas 17,4 litros. Tal é bastante menos que a água gasta a lavar a roupa… Ainda assim, como a máquina é um pouco antiga, o consumo será superior ao das máquinas mais recentes.

E quanto é que isso custa? Segundo os preços da água do nosso concelho, a lavagem da loiça custa, no escalão mais baixo, 0,0174×0,5274 = 0,918 cêntimos de euro. Mas é preciso não esquecer que o custo da água é apenas uma parte da factura da água, e como vimos anteriormente, no nosso concelho de apenas cerca de um terço do valor final… O valor final do custo da água será por isso de cerca de 0,918/0,324 = 2,83 cêntimos de euros.

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *