Consumo máquina lavar roupa em standby

Depois da análise inicial do consumo de energia de uma lavagem na nossa máquina de lavar roupa, e de termos analisado em detalhe o consumo aquando da centrifugação e da lavagem propriamente dita, vamos analisar aquela que para mim foi a grande surpresa da nossa máquina de lavar roupa.

Como se pode ver no gráfico abaixo, mal a máquina foi ligada à corrente, passou logo a devorar cerca de 6 W. Ainda esperei uns valentes minutos, para ver se ela “adormecia”, mas tal não ocorreu! Tal é impressionante porque a máquina não tinha qualquer led aceso, ou qualquer indicação de que estaria a consumir energia. Enganou-me durante muitos anos… E também não tem qualquer botão que se possa desligar. Sendo assim, este electrodoméstico pouco inteligente devora-me uns impressionantes 52.56 KWh por ano (0.006 x 24 x 365) em standby, o que ao custo de 0.1393€ + IVA, por KWh, em tarifa simples, me ficaria em praticamente 9 euros exactos por ano!

Aquando da programação da máquina, um pequeno display acende-se, e o consumo sobe apenas ligeiramente. Pelo menos neste aspecto, a máquina parece eficiente… O início da lavagem gera outro pico, mas isso já é obviamente expectável.

Ainda estou a pensar o que fazer com esta descoberta. Se espetar um dos meus controlos remotos, que consome metade disto, ou se devo investir num dos mais eficientes testados pelo nosso leitor J. Aparício.

Consumo de uma máquina lavar roupa parada

 

Tags:

{ 8 comments to read ... please submit one more! }

  1. Porque não usar um simples interruptor no fio da máquina?
    Quando aberto, nao pode ter qualquer consumo.
    O acto deaccionar uma tomada remota é igual ao de ir perto da máquina mover o interruptor, até porque supostamente temos de estar junto dela para seleccionar o programa de lavagem.

    Quem não quiser estragar o fioda máquina, pode numa loja de bricolage comprar um macho, uma femea,o interruptor e uns 20cm de fio.

    Não há nada com consumo inferior eheheh

    Cumps

  2. Estou estupefacta…entao so de estar ligada à tomada está a consumir? será que acontece o mesmo com a maquina da loica?

  3. Tostão, só medindo… mas eu aposto que sim.
    Esse consumo deve corresponder ao sistema minimo de funcionamento (electrónica de controlo)….

  4. Se me permitem ainda, eu diria que todas as maquinas cujos botoes são muito soft, são controladas de forma diferente e usam uma electronica que fica ligada constantemente.
    Outras que para ligar temos de pressionar um interruptor mais forte,que se nota mesmo a chavear, essa electrónica de controlo só ficará ligada depois disso e, suponho, o consumo será mais reduzido.

    Cumps

  5. Tostão,
    Obrigado peloseu comentário muito simples, mas que me deu uma ideia brilhante para um novo artigo desta saga! Vai ficar outra vez estupefacta, porque eu também o estou… Mas tenho que verificar as contas antes.
    Quanto à máquina de lavar loiça, o David deve ter razão. Vou ter que a analisar também!

  6. David,
    O problema é que a máquina está embutida nos móveis da cozinha. E acredite que não foi nada fácil tirá-la de lá! Infelizmente, o interruptor, para ficar visível, obrigava-me provavelmente a partir qualquer coisa… E depois tenho sempre muito cuidado com a electricidade, sempre que há água à volta (máquinas lavar, lava-loiças, fogão, bancada cozinha, etc.) Já me ocorreu utilizar também o disjuntor, mas não gosto de andar a mexer muito no quadro… Tenho que pensar em várias opções, para várias situações…
    Por falar em várias situações, faço a mesma aposta relativamente à máquina de lavar loiça. Esta é muito mais antiga que a máquina de lavar roupa (que comprei recentemente, e que era uma das mais económicas que analisei???). É como diz: medir! medir!
    Quanto à sua análise dos botões, tem um grande ponto de vista! Devia ser obrigatório em todos os electrodomésticos: um interruptor de corte total de energia!

  7. Só para descansar a Tostão, não será assim em todas as máquinas.

    As máquinas do A.Sousa são programáveis, pelo que o que deve estar a consumir a energia deverá ser a ineficácia do sistema de programação que está escondido por de trás dos leds apagados.

    Das minhas máquinas, nenhuma permite este tipo de programação e uma tem mesmo um switch à moda antiga dos que ligam e desligam a corrente.

  8. designerferro, as minhas maquinas de lavar/secar roupa e de lavar loica, devem ser identicas às do A.Sousa, pois tb são programáveis :) obrigada!

{ 0 Pingbacks/Trackbacks }

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *