Diferenças de temperaturas em casa

Nesta temporada ainda não ligamos qualquer aquecimento cá em casa. Não é que não tenha estado frio, mas também não tem estado desagradável, apesar de já ter feito bastante frio lá fora. Os termómetros continuam a monitorizar diferentes temperaturas cá em casa, e neste artigo vamos falar sobre as diferenças de temperaturas que vamos observando.

No gráfico abaixo, a vermelho está a temperatura do hall, um local de passagem frequente. A azul está a temperatura de um dos quartos. O hall não é o local mais quente da casa, porque não tem a exposição solar da sala, mas é muito mais quente que o quarto referenciado, até porque este está praticamente orientado a norte.

Como se observa, a diferença de temperaturas é muito significativa entre os dois locais. Está quase sempre próxima dos 2º C. Por isso é que utilizamos algumas técnicas para preservar o calor cá em casa, para além daquelas que aqui já referimos, como isolar os estores e fechar as cortinas. Uma delas é a de fechar as portas que dão para o hall e corredor, durante a noite, por forma a preservar melhor o calor no centro da casa. De dia, quando metade da casa tem exposição solar, abrem-se todas as portas que dão para o hall e corredor para que o calor que entra pela fachada a sul seja repartido pela casa…

Diferenças de temperatura numa casa

Tags:

{ 3 comments to read ... please submit one more! }

  1. Olá, gostava de saber qual o aparelho (e onde adquirir) que usou para medir as temperaturas?
    Obrigado,
    Rafael

  2. Usamos termómetros digitais, com funções de datalogging. Oportunamente iremos elaborar um artigo sobre os equipamentos que utilizamos.

  3. Descobri este site hoje e achei muito interessante. Admiro a vossa paciência e tempo a avaliar muito “cientificamente” todos estes pormenores aos quais a maioria das pessoas não dão valor, e muitas daquelas pessoas que se dizem poupadas simplesmente limitam-se a aplicar algumas regras heuristicas genéricas sem analisar as coisas com este detalhe.

    Como eu sou engenheiro sempre tive um bocado estas manias embora de forma menos detalhada. Continuem com este excelente trabalho e divulguem os equipamentos que usam nos vossos ensaios (medidor de consumos, termopares com datalogging, etc…) São coisas que compraram especificamente para estas análises ou “desviadas” do vosso contexto profissional. Como incentivar mais pessoas a fazer este tipo de análise detalhada? Convem que estes equipamentos sejam baratos… estou a pensar nos termopares com datalogging e vem-me á ideia uma placa de aquisição da National Instruments que custa uns 100 euros. E ainda falta o termopar e ter um computador ligado a fazer a aquisição. Basicamente sugiram formas baratas de fazer este tipo de análise de resultados. Mesmo que os vossos equipamentos sejam caros, sugiram alternativas ;)

    Em relação a poupanças recentemente adquiri um frigorifico novo e tive em atenção o respectivo consumo energético anual. Comprei um modelo relativamente barato, na casa dos 300 euros, que era dos mais económicos que encontrei nesta gama de preços e verifiquei que os 70 euros a mais que dei por ele, relativamente aos modelos de marca branca que se vendem na radio popular e afins (kunft, eletronia, princess, etc…) o investimento era recuperado ao fim de uns 8 anos de operação por via do menor consumo. Digamos que não é de desprezar pois provavelmente o frigorifico dura mais que isso e em principio comprei um produto com melhor qualidade (pelo menos estética :))

{ 0 Pingbacks/Trackbacks }

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *