Dormir nu

dormir nuaAndam por aí umas notícias nos Media sobre as vantagens de dormir nu. Alegadamente são as conclusões da National Sleep Foundation, mas uma pesquisa no seu site não revelou ainda tal estudo…

Segundo as notícias que vi, dormir nu pode reduzir risco de diabetes e ainda ajudar a queimar calorias. Esta última parte os leitores já sabem, pois basta estar a respirar para estarmos a perder peso.

Mas lendo as notícias com mais atenção, reparamos nalgumas pérolas, como a de que “ao dormir sem roupa, o corpo tem maior facilidade em arrefecer e manter a temperatura ideal para uma noite reparadora“. Eu diria também que ao arrefecer se podem ganhar umas constipações…

Na ânsia de compreender mais esta questão, cheguei a este artigo do Daily Mail. Embora referenciando outras opiniões, é interessante perceber que o corpo arrefece durante a noite, atingindo os valores mais frios na fase do sono mais do final da madrugada. Na perspectiva de Chris Idzikowski, um investigador nesta área, os pijamas ou outros meios que impeçam a temperatura de baixar causam confusão no cérebro, que acordará para verificar o que se passa…

Na perspectiva de outro investigador, Russell Foster, a utilização de roupa na cama tornará a regulação de temperatura mais difícil. Para além de menos sono, pode sobretudo significar menos sono pesado, aquele que é mais restaurador.

O artigo tem muitas mais considerações que continuaremos a avaliar aqui. Na senda de artigos passados, sobre a quantidade de sono, a monitorização da sua qualidade, com o objectivo essencial de dormir melhor, vou experimentar para ver se funciona comigo!

Tags:

{ 1 comment to read ... please submit second! }

  1. Eu já o faço à muito tempo.

{ 0 Pingbacks/Trackbacks }

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *