Duche de Verão

As temperaturas mais quentes do Verão estão a chegar. E quando toca a tomar um duche, tem uma grande vantagem relativamente aos duches de Inverno, que é a não necessidade de estarmos no duche a “aquecer”. Com estas temperaturas da última semana, estavam reunidas as condições para medir as diferenças para com os duches de Inverno. Recordemos que a comparação será mais correcta todavia com este artigo, por via do novo chuveiro cá de casa, e no qual já havíamos evidenciado como um duche de menor duração representa uma poupança assinalável!

A chegada da água aquecida verificou-se passado 30 segundos, ligeiramente melhor que no Inverno, mas superior ao expectável. Tal talvez esteja relacionado com a regulação do caudal, que recentemente efectuamos. O duche demorou subsequentemente quatro minutos, ligeiramente menos que antes. Neste período de Verão, a água abre-se um pouco para nos exaguarmos, e depois do shampoo e sabonete sem água, abre-se novamente para nos lavarmos no final. Neste processo, consumi 22,2 litros, um pouco menos de metade dos 49,6 litros consumidos anteriormente. Em termos de gás, o consumo foi de 0,073 m3, cerca de um terço do consumo anterior de 0,223m3.

A água do duche de Verão custa, segundo os preços da água cá do concelho, no escalão mais baixo, 0,0222×0,5274 = 1,17 cêntimos de euro. Mas não se esqueçam que o custo da água é apenas uma parte da factura da água, e como vimos anteriormente, no nosso caso de apenas cerca de um terço do valor final… O valor final da água será por isso de cerca de 1,17/0,324 =  3,61 cêntimos de euros. Em termos de gás, o cálculo é muito mais difícil, como já havíamos observado neste artigo. Ao utilizarmos os valores cobrados na factura, o custo é de aproximadamente 0,073×0,70 = 5,11 cêntimos de euro. O custo total do banho foi, por isso, de cerca de 3,61 + 5,11 = 8,72 cêntimos de euro, cerca de 37% do valor observado no Inverno!

Tags: ,

{ 1 comment to read ... please submit second! }

{ 1 Pingbacks/Trackbacks }

  1. SIC Contas poupança: euros ganhos a poupar » Poupar Melhor

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *