Potencial para a redução da conta da electricidade

Num dos primeiros artigos do Poupar Melhor, referimos que uma das formas mais rápidas de começar a poupar na conta da electricidade é diminuir a potência do contador. Não é aplicável a todos, mas tenho-me deparado com muitos casos em que a potência contratada é claramente superior ao necessário. Como referimos nesse artigo, exige apenas uma aprendizagem de programação dos consumos elevados de uma forma não simultânea. Se tiver oportunidade de registar os seus consumos (já aqui referimos vários exemplos), então a decisão é ainda mais fácil.

Várias vezes pensei que seria interessante saber qual a distribuição das potências pelos contadores existente em Portugal, para ter uma ideia do potencial de poupança global. Esses dados estão na ERSE, mas acabei de ver uma representação gráfica muito mais interessante neste documento da KEMA, na página 62, relativo aos valores de 2010, e visível abaixo:

Distribuição de contadores por potência

O escalão de potência dos 3.45 kVA, que é a potência que tenho em casa, era a mais contratada em 2010, representando cerca de 45% dos contadores BTN. Note-se todavia que 25% estavam no escalão dos 6.9 kVA, o escalão em que pessoalmente acredito que muitos estão, sem necessidade…

O gráfico, adicionalmente, assinala com pontos vermelhos os valores médios de consumo anual por escalão de potência. Não é surpreendente que no escalão dos 6.9 kVA, o consumo seja inferior à daqueles contadores com o escalão inferior, de 5.75 kVA. Em termos de consumos, destaque ainda para o valor médio de 512 kWh para o escalão mais baixo, o que não evita o pagamento da contribuição áudio-visual, que está isenta apenas para consumos anuais inferiores a 400 kWh.

Se não sabe qual é a sua potência contratada, verifique na sua factura da electricidade. Na minha factura aparece referenciada como “Tarifa Contratada”. Veja se pode começar a poupar alguns euros por mês (veja quanto para as tarifas reguladas aqui), praticamente sem fazer nada!

Tags:

{ 7 comments to read ... please submit one more! }

  1. Viva,

    Tenho contratada a potência de 5,75kVA e somos 2 pessoas.. na altura de fazer o contrato disseram que era o suficiente. Fui ingenuo em acreditar neles certo..?

  2. Nós somos 2 adultos e 2 adolescentes cá em casa e temos apenas 3.45, e sobra. O segredo é paralelizar os consumos. Especialmente os dos equipamentos que aquecem (forno, micro-ondas, torradeira, chaleira, ar condicionado, aquecedores, ferro de passar, máquinas lavar, etc.). Se não abusa destes equipamentos, 3.45 devia ser suficiente…

  3. Sendo assim será que posso alterar? Não sou obrigado a permacer com esta durante algum tempo? Obrigado

  4. João,
    Sim, pode alterar. Ainda recentemente tive conhecimento de um caso que foi feito muito rapidamente, e sem custos. Mas certifique-se primeiro com o seu fornecedor de energia. É que qualquer dia, e sobretudo no mercado liberalizado, imagino que eles comecem a levantar empecilhos…

  5. Muito bom, este site. Descobri-o hoje e é uma ajuda preciosa e muito bem vinda à maioria dos cidadãos. Parabéns!

{ 2 Pingbacks/Trackbacks }

  1. Electricidade vai subir 5.4%, para mim, em 2013 » Poupar Melhor
  1. ERSE engana-nos outra vez! » Poupar Melhor

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *