ERSE não funciona

São múltiplas as razões para nos queixarmos da Entidade Reguladora ERSE. Algumas têm tido exposição pública no Poupar Melhor, porque são evidências públicas. Outras são de natureza pessoal, mas de pouco vale queixarmo-nos, porque a coleção de queixas que já fiz pura e simplesmente não são tratadas como deve ser.

Das evidências públicas, sabemos que a electricidade sobe, porque sim! Os aumentos que a grande maioria dos consumidores sofre não têm relação com o divulgado. Os próprios valores utilizados pela ERSE não reflectem a realidade. Os operadores continuam a surfar a onda da subida das tarifas transitórias. Ouviu-se por aí dizer que iriam punir os infractores, mas eu não soube mais nada depois…

A minha última história havia ocorrido com a Iberdrola. Se lerem esse artigo todo, perceberão que a proposta que escolhera há menos de um mês não existia, e que tinha que escolher outra melhor, que afinal era pior. Esta semana fiz nova tentativa para mudar para o Mercado liberalizado, e por isso comecei a construir nova folha de cálculo, com base nos dados da ERSE. Qual não foi a minha surpresa quando descobri que o “Plano Negócios Plus” afinal já existia outra vez!

Lá liguei para a Iberdrola. Várias vezes. As chamadas que fiz foram absolutamente extraordinárias, e se tivessem exposição pública, seriam um êxito instantâneo, tal a quantidade de bacoradas debitadas, que incluem sequências imperdíveis:

  • tarifário não existe
  • onde é que eu vi o tarifário?
  • afinal já existe, mas o preço é mais elevado
  • já não está em vigor
  • não pode ser subscrito por telefone

Desta sequência, só há uma interpretação a fazer! Alguém anda a enganar muitos! E como acho que a ERSE não anda a fazer isto de propósito, a culpa terá que estar noutro lado. Já seguiu mais uma queixa para a ERSE, e até cheguei a contacto telefónico com eles (depois de remarcar aí umas 50 vezes o número 808 deles!). Mas, o problema não se vai resolver, porque pura e simplesmente a ERSE não funciona…

Nota: Já depois deste artigo elaborado, recebi nova chamada da Iberdrola (210495198). No meio de mais uma chamada caricata, lá me disseram qualquer coisa do género: o tarifário “Plano Negócios Plus” não existe com a tarifa de 0.1442 €/kWh há muito tempo, e se está no site da ERSE, a culpa é deles…

Tags:

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *