Segurança de Android em 2015

A segurança dos telemóveis Android é um tema que temos abordado várias vezes. Foi também a principal razão que me levou  a escolher o meu novo telemóvel.

A Google disponibilizou esta semana um documento completo sobre a segurança do Android em 2015. A análise do documento revela alguns dados particularmente interessantes, desde já a existência de mais de mil milhões de dispositivos…

A maior ameaça da instalação de aplicações potencialmente perigosas, que danificam o dispositivo e/ou comprometem os dados dos utilizadores. Em média, o Google anuncia que menos de 0.5% dos dispositivos foram afectados por este problema em 2015, mas isso significa que aí uns 5 milhões de dispositivos terão tido um problema desse género… O Google refere o advento de técnicas mais seguras no Android 6, mas neste momento a sua adopção é ainda reduzida. Na verdade, ainda parece ter uma quota inferior a 5%

Como disse, o documento está cheio de dados muito interessantes, embora bastante técnicos. Tem também alguns gráficos muito interessantes, dos quais destacarei um, visível abaixo, e que refere a percentagem de instalação de aplicações potencialmente perigosas, por país. E embora a Google diga que não teve nada a ver com o Stagefright, a verdade é que aconteceu logo depois. A Google refere que esteve relacionado com o Ghost Push, e afectou sobretudo países como a Índia (parece que a legenda do gráfico está mal, retirado do texto do relatório, e daqui) e Indonésia:

Aplicações

Aplicações potencialmente perigosas em Android, por país

Tags:

{ Comments are closed! }