As raspadinhas

A raspadinha Super Pé-de-Meia

Neste artigo havíamos abordado como a melhor forma de ganhar dinheiro no Euromilhões era não jogando. Foi por isso com estupefação que vi na semana passada que a venda de raspadinhas aumentou 80%! Num País em crise, tal é absolutamente surpreendente! Pensar que essa é uma forma de ultrapassar os problemas financeiros, ou de ficar rico, revela realmente como o nosso Povo não pensa.

Está mais que provado que a participação nestes jogos de azar só nos torna mais pobres, sendo que a riqueza está à espreita de apenas alguns! É um autêntico imposto para quem não sabe Matemática, mas para o qual muitos contribuem, muitas vezes os mais pobres! Felizmente, quando jogamos nos Jogos Santa Casa, temos uma noção que parte desse imposto vai para ajudar os mais pobres…

Para se ter uma ideia das improbabilidades de lhe sair o prémio grande da Super Pé-de-Meia, a raspadinha que promete o maior prémio, fui fazer as contas. Há 4 004 000 raspadinhas e cada uma delas custa 5 euros! Há 3 raspadinhas que dão 2000 euros/mês durante 12 anos. Imagine o Estádio da Luz, que cheio leva 65647 pessoas. Imagine agora que ele vai estar cheio durante 61 jogos consecutivos, e que durante esses 61 jogos, 3 das raspadinhas com o Prémio Grande vão ser entregues a afortunados espetadores. Imagine que vai a apenas um desses jogos: veja assim qual é a probabilidade de receber o prémio com os 5 euros que joga…

Ainda assim, as probabilidades de ganhar alguma coisa decente são muito maior nestas raspadinhas, que no Euromilhões. Para começar, um total de 70% é distribuído para prémios, ao contrário dos 50% do Euromilhões. As probabilidades de ganhar alguma coisa (mínimo 5 euros) é de 1 para 3.46. E não sairá tão facilmente a estrangeiros, como acontece no Euromilhões. Na minha óptica, a melhor parte ainda é a da distribuição do prémio ao longo do tempo, que no caso do prémio maior se estende ao longo de doze anos. Tal é provavelmente uma garantia de que o vencedor não vai a correr esbanjar o prémio, o que infelizmente não deixa de acontecer

Outros posts do A.Sousa:

[Publicidade]


[Publicidade]

{ 6 comments to read ... please submit one more! }

  1. No seu comentário final onde diz que as pessoas vão esbanjar logo o dinheiro acho que cada pessoa tem o direito de gastar o seu dinheiro como bem entender pois foi merecido . o povo não e burro apenas joga de vez em quando com esperança de ganhar mais qualquer coisa não devem de ser julgados por isso!

  2. maria,
    Tem toda a razão quando refere que “cada pessoa tem o direito de gastar o seu dinheiro como bem entender”.
    E também há um dizer de que a esperança é a última coisa a morrer…
    O problema do jogo, seja nas raspadinhas, seja nos concursos 707 da TV, ou noutros, é que fica a ideia de que as pessoas não sabem realmente quais são as suas reais probabilidades de ganhar. Ou seja, quase todos os que jogam ficam a perder… É para isso que alertamos aqui…

{ 4 Pingbacks/Trackbacks }

  1. Vício no jogo » Poupar Melhor
  1. Probabilidades nas raspadinhas » Poupar Melhor
  1. Raspadinhas da Easyjet » Poupar Melhor
  1. A febre das raspadinhas continua » Poupar Melhor

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>