
O problema é que algumas vezes os cabos eléctricos estão em sítios tais, que dificultam o acesso para ligar/desligar o interruptor. O que acontece muitas vezes é que acabamos por nos esquecer, e a isso nos vamos habituando. Foi o que aconteceu cá em casa à extensão onde estão ligados alguns dos equipamentos que mais gastam em stand-by, escondida por detrás da televisão e aparelhagem.
A solução encontrei-a numas tomadas eléctricas com comando remoto! Não foram propriamente baratas, mas já estão pagas há muito… Todos as noites, antes de ir para a cama, é só carregar num comando, e zás! Dois cliques e dois segundos depois, estão desligados vários equipamentos vorazes cá em casa. No dia seguinte, em mais dois segundos, os equipamentos estão de volta!
A parte mais triste foi quando descobri há uns tempos que as tomadas gastavam 3 Wh. Tal significa que consomem 72 Wh num dia, o que significa que é preciso poupar essa quantidade de energia para serem rentáveis. Mas como todas as noites ficam vários equipamentos desligados, a poupança é superior a 200 Wh numa noite. E como em muitos dias também ficam desligados, a poupança é obviamente bastante maior!
Realmente é uma optima solução,
neste link também existe produtos fixes para acabar com o standby , tomadas inteligentes que se desligam com o comando da TV e os preços parecem-me bons, eu adquiri a ref- SZ-05-IR e estou super contente
http://www.rlwebdigital.com